Surgindo a partir do amadurecimento de grupos de pesquisa na universidade, que há 20 anos realizam projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), o iTec/FURG – Centro em Ciência de Dados e Robótica é uma unidade que conecta a academia com o setor industrial. Com a criação do Parque Tecnológico da FURG – o Oceantec – estes grupos, por meio de seus laboratórios e cursos de pós-graduação, agregaram-se em uma unidade com o objetivo de fomentar a aproximação entre o conhecimento e as demandas tecnológicas da sociedade.

O iTec foi credenciado junto à Embrapii em maio de 2020, reunindo mais de 100 colaboradores ativos e 38 professores da FURG. O centro é composto principalmente por docentes do Centro de Ciências Computacionais (C3) e da Escola de Engenharia (EE), mas também abriga projetos e docentes que tenham aderência à área de atuação da unidade: Sistemas Robóticos e Automação; Modelos Computacionais; e Sensores.

Atuação e experiência

O iTec/FURG busca fomentar a aproximação entre o conhecimento gerado na universidade, em sua área de aderência, com as demandas reais da sociedade e, principalmente, do setor industrial, de forma ágil e aplicada. O centro agrega um dos principais grupos em Robótica Inteligente do país, capaz de articular o estado-da-arte em tecnologias para as efetivas demandas do mercado brasileiro. Por sua competência em Ciência de Dados, o iTec é embaixador brasileiro do Deep Learning NVIDIA Institute, onde protagoniza no país o desenvolvimento de soluções envolvendo aprendizado de máquina.

O centro mantém em seu catálogo de projetos, parcerias firmadas com inúmeras empresas do cenário regional e nacional. Soluções em visão, IoT e robótica para sistemas móveis autônomos, rastreio de insumos, acompanhamento da produção, manutenção inteligente e customização de processos vem gerando protótipos, produtos e patentes para o setor produtivo.

Um exemplo de sucesso é o projeto Ocelus, desenvolvido com a Petrobras, que consiste na criação de tecnologias baseadas em visão computacional para o aperfeiçoamento de equipamentos e processos de soldagem, abarcando o nível de TRL 4. Sendo assim, o iTec está apto para atender empresas e empreendimentos interessados em transformação digital e indústria 4.0, visando a implementação destes em seus processos ou produtos.

Infraestrutura

Situada dentro do Oceantec, a unidade possui nove laboratórios voltados para a produção de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação contando com frotas de robôs móveis terrestres e subaquáticos, captura de movimentos, visão computacional e geoinformação, por exemplo.

Outros laboratórios compreendem Percepção Inteligente; Prototipação e Manufatura Avançada; Captura de Movimentos na Indústria 4.0; Indústria 4.0 – Superfícies e Soldagem; Automação Robótica Inteligente; Gerenciamento de Informações; e Tecnologia de Geoinformação.

Sobre a Unidade iTec/FURG

Site: https://www.itecfurg.org/

Contato: Silvia Botelho

E-mail: itec@furg.br

Endereço: Av. Itália, s/n - km 8 – Carreiros

CEP: 96201-900

Cidade: Rio Grande

Estado: RS

Áreas de atuação

Redes Embrapii

Rede MCTI/Embrapii de Inovação em Transformação Digital
Rede de Inovação em Mobilidade Rota 2030
Rede MCTI Embrapii de Inovação em IA
Lab2Mkt

Apoio

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Ministério da Educação

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube