A Unidade EMBRAPII da Escola de Engenharia da UFRGS, SIMOB – Sistemas Inteligentes de Mobilidade, conta com capacidades específicas no desenvolvimento de materiais e processos de fabricação como Conformação Mecânica, Fundição e Soldagem, Instrumentação e Automação, bem como de Gestão Tecnológica, fundamentais para a implementação de conceitos da Indústria 4.0.

Sede, a partir de 2021, da unidade SIMOB, o Centro de Tecnologia, CT, foi criado em 1988 como órgão auxiliar da Escola de Engenharia, possuindo forte vinculação com o setor minero-metal-mecânico.
Um dos grandes diferenciais da infraestrutura da Unidade SIMOB são os equipamentos que permitem simular situações muito próximas a aplicações industriais. Essas características da infraestrutura da SIMOB são fundamentais para que possa ser realizada a integração dos mais diversos sistemas, como preconizado pela Indústria 4.0.

São 4.340 m2 de área construída, localizado no Campus do Vale da UFRGS, contando com diversos laboratórios e forte vinculação aos programas de pós-graduação da UFRGS, em especial ao PPGE3M. Além de ampla infraestrutura laboratorial, o CT conta com 3 salas de aula, um auditório para 150 pessoas e amplo hall de entrada que permite a realização de exposições e eventos.

A infraestrutura integrante é composta por laboratórios em áreas como: Processamento Mineral (LAPROM), Siderurgia (LASID), Fundição (Lafun), Conformação Mecânica & Engenharia de Superfícies (LdTM), Soldagem & Técnicas Conexas (LS&TC), Estudos Ambientais para a Metalurgia (LEAMET), Materiais Poliméricos (LAPOL), Robótica e Sistemas Embarcados (LaRoSE), Engenharia Organizacional (NEO), dentre outros, atuando na gestão tecnológica de soluções integradas para a produção industrial.
A SIMOB está vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com sede em Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, instituição centenária, reconhecida nacional e internacionalmente que ministra cursos em todas as áreas do conhecimento e em todos os níveis, desde o Ensino Fundamental até a Pós-Graduação.

A Unidade SIMOB é a segunda unidade EMBRAPII credenciada junto à Escola de Engenharia da UFRGS, instituição que completa 125 anos, possuindo aproximadamente 5.000 alunos de graduação e cerca de 3.500 alunos de pós-graduação. Oferece 13 cursos de graduação e 10 cursos de pós-graduação. A infraestrutura é composta por 10 laboratórios de ensino e mais de 80 laboratórios de pesquisa, localizados em 16 prédios. O quadro docente é de 230 professores permanentes; e o quadro administrativo é composto por 130 técnicos.

Sobre a Unidade SIMOB/UFRGS

Site: http://www.ufrgs.br/simob

Contato: Marcelo Lubaszewski

E-mail: simob@ufrgs.br

Telefone: (51) 3308-6534

Endereço: Centro de Tecnologia UFRGS | Campus do Vale | Av. Bento Gonçalves, 9500 | Bairro Agronomia | setor 6

CEP: 91501-970

Cidade: Porto Alegre

Estado: RS

Áreas de atuação

Redes Embrapii

Rede de Inovação em Mobilidade e Logística

Apoio

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Ministério da Educação

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube