O Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR-UFPB) é uma Unidade EMBRAPII credenciada para atuar na área Otimização de Energia, inclusive as renováveis, com foco nas áreas de Gerenciamento de Energia e Sistemas de Conversão e Eficiência de Energia.

O CEAR possui experiência com indústrias dos setores de distribuição de energia, geração de energia e mobilidade elétrica, sendo que o foco de atuação em indústrias destes setores e correlacionados. Podemos solucionar problemas relacionados a qualidade de energia, a eficiência de energia em máquinas elétricas e baterias e a otimização de recursos energéticos em sistemas fotovoltaicos, sistemas eólicos e microrredes.

A infraestrutura conta com equipamentos de ponta que possibilitam protótipos físicos alinhados com o mercado, emulação de pequeno porte, simulação em tempo real (Hardware in the loop e Power Hardware in the loop) e medição de alta resolução.

Expertise em Gerenciamento de Energia: Monitoramento, modelagem, previsão com base em dados históricos, e agendamento ótimo de geração, demanda, e cargas flexíveis, como sistemas fotovoltaicos, aerogeradores, bancos de bateria, e veículos elétricos

Expertise em Sistemas de Conversão e Eficiência de Energia: Projeto, desenvolvimento, dimensionamento, análise, modelagem matemática, controle, topologias e dispositivos de acionamento para conversores estáticos de potência, aplicados a sistemas como redes elétricas isoladas, interligadas ou veículos elétricos.

A UFPB foi uma das instituições pioneiras no Brasil na área de atuação em energias renováveis a partir da criação em 1973 do primeiro Laboratório de Energia Solar (LES) do Brasil na cidade de João Pessoa/PB e em 2011 esse conhecimento foi consolidado com a criação do CEAR. Que desde sua criação vêm buscando interagir de forma efetiva com o mercado em busca de soluções que aumentem a competitividade da indústria nacional.

Sobre a Unidade CEAR/UFPB

CEAR/UFPB

Contato: Euler Cássio Tavares de Macêdo

E-mail: embrapii@cear.ufpb.br

Telefone: (83) 3216 7268

Endereço: Cidade Universitária

CEP: 58051-97

Cidade: João Pessoa

Estado: PB

Áreas de atuação

Redes Embrapii

PPI IoT/Manufatura 4.0
Rede de Inovação em mobilidade e Logística Rota 2030

Apoio

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Ministério da Educação

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube