A Unidade UFSCar-Materiais é uma Unidade EMBRAPII credenciada para atuar no desenvolvimento de novos materiais para diferentes aplicações. Destacam-se materiais funcionais que são aqueles otimizados para uma determinada aplicação; materiais para processos sustentáveis que são desenvolvidos para minimizar a emissão de resíduos em processos industriais ou que são produzidos a partir de fontes abundantes e de baixo custo; e materiais para processos avançados que são desenvolvidos especificamente para atender às demandas industriais do século XXI.

A unidade UFSCar-Materiais envolve 32 pesquisadores com vasta experiência em um contexto de interação com o setor produtivo nas mais diferentes linhas de atuação industriais, desde materiais desenvolvidos/otimizados a la carte para a aplicação do cliente até estudos fundamentais sobre propriedades de materiais que se transformam em produtos industriais devido às melhorias no seu custo de produção, durabilidade e baixa emissão de poluentes.

Infraestrutura

Os departamentos da universidade com forte atuação na área de materiais avançados conferiu aos seus respectivos programas de pós-graduação avaliação nível 7 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Nestes departamentos estão sediados importantes projetos de pesquisa na área de materiais avançados cujos laboratórios estão alocados na Unidade UFSCar-Materiais: Centro de Excelência em Pesquisa, Difusão e Inovação em Materiais Funcionais (CDMF), coordenado pelo Prof. Dr. Elson Longo, e financiado pela FAPESP; Centro de Excelência em Pesquisa, Difusão e Inovação em Materiais Vítreos (CERTEV), coordenado pelo Prof. Dr. Edgar Zanotto, e financiado pela FAPESP; Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável (CERSusChem), coordenado pela Profa. Dra. Arlene Correa, e financiado pela FAPESP; Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais (CCDM); Central Analítica do DQ-UFSCar; Laboratório de Caracterização Estrutural (LCE), dentre outros.  Estes laboratórios de grande porte, que fazem parte da Unidade, contam com um amplo parque de equipamentos  que somam aproximadamente 40 Milhões de dólares.

Sobre

A unidade UFSCar-Materiais proposta pelo Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) abriga os departamentos das áreas de Ciências Exatas e Engenharias do campus São Carlos, sendo o maior Centro da UFSCar, com 421 docentes, 4.074 estudantes de graduação e 1.504 de pós- graduação stricto-sensu. O CCET possui 18 cursos de graduação e 16 programas de pós-graduação, e seus departamentos são responsáveis pelo oferecimento de cursos e desenvolvimento de pesquisas nas áreas de Ciência da Computação, Estatística, Física, Matemática, Química, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Física, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Química. Essas atividades são apoiadas por uma infraestrutura técnica e laboratorial, que resulta em significativa produção científica no cenário nacional e internacional, ao longo de quatro décadas. Dentro de um contexto de cooperação com o setor industrial na geração de novos materiais, a equipe tem histórico nos mais diversos segmentos industriais, desde o desenvolvimento de novos materiais vitro-cerâmicos, com propriedades otimizadas, a novos materiais refratários para a indústria siderúrgica que revestem os carro-torpedos e o alto forno.

Sobre a Unidade UFSCAR

Site: https://www.embrapii.ufscar.br/

Contato: Ernesto Chaves Pereira de Souza

E-mail: embrapii@ufscar.br

Telefone: 16 3351-8201

Endereço: Rod. Washington Luis, km 235

CEP: 13565-905

Cidade: São Carlos

Estado: SP

Áreas de atuação

arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube