Habilitado no desenvolvimento de Tecnologias Metal-Mecânica,s a Faculdade de Engenharia Mecânica (FEMEC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é credenciada pela EMBRAPII atuando nas linhas de Tecnologias de União (Soldagem), Reparo e Adição, Tecnologias de Superfícies e Novas Tecnologias em Medição de Propriedades e Comportamento Mecânicos.

A partir da parceria com diferentes setores industriais, manufatura, óleo e gás, mineração, aeroespacial, energia, sucroalcooleiro, agrícola, militar e automotivo, a FEMEC tem buscado cumprir sua missão de se consolidar como o mais moderno complexo tecnológico brasileiro para o desenvolvimento de Tecnologias Metal-Mecânica, provendo soluções inovadoras por meio da realização de PD&I em parceria com empresas e contribuindo para a formação de uma base tecnológica sólida voltada para a competitividade da indústria nacional.

Contando com infraestrutura física de 2.262 m2 e de pessoal (83 pessoas) com conhecimento teórico e também com diferenciada familiaridade com a realidade de chão de fábrica, é possível destacar alguns projetos em parceria com a EMBRAPII:

  • Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Arames MIG/MAG, com a empresa BELGO BEKAERT ARAMES.
  • Projeto de Avaliação de Propriedades Mecânicas e Integridade sob Hidrogenação em Amostras Miniaturas, com a empresa PETROBRAS.
  • Desenvolvimento de Componentes Resistentes à Corrosão para Sistemas de Troca de Calor de Usinas de Açúcar e Álcool, com a empresa BP BIOCOMBUSTÍVEIS.

 

Sobre a FEMEC
Criada em 1965, a FEMEC se insere na estrutura organizacional da Universidade Federal de Uberlândia, com o objetivo de reduzir riscos do negócio de PD&I, com foco na Inovação, observância às competências consolidadas e profissionalização na execução e correta gestão dos projetos. Além do reconhecimento EMBRAPII, a FEMEC possui credenciamentos ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e IIW (International Institute of Welding).