O Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras do SENAI CETIQT (ISI B&F) é uma Unidade EMBRAPII credenciada para atuar na área de Biologia Sintética, Fibras e Intensificação de Processos Químicos. O foco da Unidade é no desenvolvimento de novos materiais e moléculas, utilizando conhecimentos de química, biotecnologia e tecnologia têxtil por meio de produtos e processos com menor geração de resíduos, menor consumo energético, e com viabilidade técnico-econômica para o escalonamento industrial.

O ISI B&F faz parte da rede dos Institutos SENAI de Inovação (ISI), criada para ser uma ponte entre o meio acadêmico e as necessidades do empresariado nacional. Seu foco de atuação é a pesquisa aplicada, trabalhando desde a fase pré-competitiva do processo inovativo, até a etapa final de desenvolvimento, quando o novo produto está prestes a ser fabricado pela indústria. O emprego do conhecimento de forma prática no desenvolvimento de soluções customizadas para as empresas ou de ideias que geram oportunidades de negócios é um princípio fundamental.

Desde sua criação em 2016, o ISI B&F já efetivou mais de 120 contratos de projetos de P,D&I e serviços tecnológicos, com uma grande transversalidade no atendimento a segmentos da indústria de especialidades e de bases químicas, indo desde os setores de higiene, cosméticos e limpeza e agroquímica até os de papel e celulose, óleo e gás e têxtil.

Até então, mais de 68 clientes foram atendidos, mostrando que muitos retornaram para novos projetos, resultado também atribuído à competência técnica e experiência da equipe em atuar na indústria.

Numa proximidade estratégica com a universidade e com grupos de pesquisa e pós-graduação, as instalações físicas do ISI B&F se encontram no Parque Tecnológico da UFRJ, onde 3500 m2 dos quase 5000 m2 de área útil correspondem a laboratórios e plantas piloto, além de auditórios, salas de reunião e espaços de co-working.

O ISI B&F foi criado pensando na vantagem comparativa que o Brasil possui nas áreas de biotecnologia e o uso de matérias-primas renováveis. Estudos mostram que esses são dois setores nos quais o Brasil possui ampla vantagem competitiva, além da maior biodiversidade e a maior área agrícola disponível no mundo. O desenvolvimento do setor de biotecnologia industrial tem o potencial de reduzir o déficit da balança comercial pelo aumento do valor acrescentado de novos produtos e processos, melhorar as margens do setor químico, minimizar a defasagem do país em biotecnologia e aumentar a disponibilidade de produtos sustentáveis.

Sobre a Unidade ISI Biossintéticos

Contato: João Bruno Valentim Bastos

E-mail: JBBastos@cetiqt.senai.br

Telefone: (21) 975549559

Endereço: Rua Fernando de Souza Barros, 120 - Cidade Universitária

CEP: 21941-857

Cidade: Rio de Janeiro

Estado: RJ

Áreas de atuação

Redes Embrapii

Rede MCTI/Embrapii de Inovação em Grafeno
Lab2mkt

Apoio

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Ministério da Educação

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube