O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) é credenciado pela EMBRAPII para atendimento à área de Tecnologia Química Industrial, realizando projetos para desenvolvimento de Processos Químicos, Processos Físico-Químicos, Tecnologia Química Orgânica e Tecnologia Química Inorgânica.

No INT, o desenvolvimento das tecnologias químicas conta com um moderno complexo laboratorial, associado à excelência de seus pesquisadores com especializações, mestrado e doutorado em polímeros, catálise, corrosão, química analítica, química inorgânica, química orgânica, bioquímica, espectroscopia e microscopia eletrônica. Essa associação permite propor soluções articuladas e complementares às questões relevantes identificadas pela indústria química nacional em petróleo, gás e petroquímica, química de renováveis, biocombustíveis, agroindústria, polímeros e na síntese de estruturas orgânicas e inorgânicas, entre outras.

Destaque para dois projetos já realizados em parceria com a EMBRAPII:

  • Parceria com a empresa Oxiteno
    Fruto da participação do INT na fase piloto da EMBRAPII, o projeto com a Oxiteno desenvolveu um novo processo de produção de uma especialidade química: um éster de elevada pureza usado na formulação de produtos de higiene pessoal e cosméticos. Este trabalho garantiu a esta parceria o Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia de 2015, na categoria Empresa.
  • Parceria com a empresa L’Oréal
    Já na fase atual, a Unidade EMBRAPII INT promoveu aprimoramento do processo de obtenção de produto para tratamento capilar.

 

Sobre o INT
Ligado à área de Ciência e Tecnologia do Governo Federal, o INT é uma instituição multidisciplinar que, desde sua criação em 1921, dedica suas atividades ao desenvolvimento de tecnologia industrial, com atuação focada em programas e ações estratégicas nacionais. A atuação do Instituto abrange hoje competências em: Avaliação de Processos, Produtos e Insumos; Bioprocessamento e Bioprodutos; Catálise e Biocatálise; Corrosão, Biocorrosão e Degradação de Materiais; Energias Renováveis e Eficiência Energética; Engenharia e Ciência de Materiais; Engenharia e Design de Produtos; Manufatura Aditiva; e Tecnologia de Gestão da Produção. Possui 20 laboratórios, incluindo um Centro de Caracterização em Nanotecnologia.