O SENAI CIMATEC é credenciado pela EMBRAPII para atendimento na área de Soluções Industriais com um programa avançado de suporte tecnológico para promover a pesquisa aplicada nas tecnologias integradas da manufatura para atender a indústria brasileira, com desenvolvimento de projetos nos setores: Automação industrial; Robótica; e Otimização de processos industriais.

Destaca-se como principais projetos inovadores na área de competência o desenvolvimento de robôs submarinos, tecnologias para reaproveitamento de rejeitos de minérios, desenvolvimento de plantas piloto, otimização de produtos e processos para os setores de mineração e químico, além de soluções para manufatura enxuta e simulações para processos aeronáuticos.

Atuação no ROTA 2030

  • Novos produtos e tecnologias automotivas;
  • Componentes automotivos e sistemas mecânicos (design, materiais, redução de peso, etc);
  • Novos materiais para aplicação automotiva (metais, polímeros e compósitos);
  • Novos processos de fabricação;
  • Motores (Simulação e Ensaios);
  • Novos combustíveis e/ou combustíveis especiais;
  • Propulsão alternativa (Elétricos e Híbridos);
  • Veículos autônomos;
  • Mobilidade urbana;
  • Projetos com realidade aumentada e/ou realidade virtual (RA/RV);
  • Lean e digitalização de processos de produção;
  • Eletrônica embarcada e softwares de controle.

Sobre o SENAI CIMATEC
O Campus Integrado de Manufatura e Tecnologias – SENAI CIMATEC, inaugurado em março de 2002, é um dos mais avançados centros de educação, tecnologia e inovação do país. O SENAI CIMATEC atua no desenvolvimento de serviços tecnológicos inovadores para o apoio à pesquisa e inovação em empresas. Com uma larga experiência no desenvolvimento de projetos inovadores é reconhecido pelas empresas baianas e nacionais pela sua capacidade técnica no atendimento às demandas industriais, reforçada pela experiência institucional adquirida a partir da participação da Ação Piloto EMBRAPII.

A instituição integra áreas de competência alinhadas às demandas da indústria, incubadora e aceleradora de base tecnológica com mais de 40 startups por ano e uma carteira com mais de 100 projetos de projetos de PD&I com empresas nacionais e internacionais.

Reconhecido no Brasil e no mundo como um dos grandes Centros de Tecnologia e Inovação, o SENAI CIMATEC vem ultrapassando sempre a fronteira do conhecimento, com projetos tecnológicos que impulsionam a competitividade das empresas.

Depoimentos

Daniel Motta - SENAI CIMATEC - 8º Encontro de Unidades EMBRAPII

Sobre a Unidade CIMATEC

Site: http://www.senaicimatec.com.br

Contato: Silmar Baptista Nunes

E-mail: silmar@fieb.org.br

Endereço: Av. Orlando Gomes, 1845 - Piatã

CEP: 41650-010

Cidade: Salvador

Estado: BA

Áreas de atuação

Redes Embrapii

Rede MCTI Embrapii de Inovação em IA
Rede MCTI/Embrapii de Inovação em Transformação Digital
Rede de Inovação em Mobilidade Rota 2030
Rede MCTI/Embrapii de Inovação em Grafeno
PPI IoT/Manufatura 4.0
Lab2Mkt

Apoio

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Ministério da Educação

Unidade EMBRAPII habilitada no PPI IOT/Manufatura 4.0

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube