No cenário atual, que aponta grandes mudanças na Engenharia Automotiva mundial e, por decorrência no Brasil, a Escola Politécnica da USP apresenta a Unidade EMBRAPII Poli/USP Powertrain, que visa lidar com a parte mais sensível dessas mudanças, o Trem de Forças Veicular. A Unidade coloca à disposição da indústria automotiva brasileira uma equipe de pesquisadores com larga experiência e equipamentos de última geração na busca de pesquisas conjuntas que promovam o desenvolvimento de soluções inovadoras na área, seguindo o modelo de gestão e financiamento característico dos sucessos da EMBRAPII.

A Poli USP Powertrain se assenta em 3 linhas nas quais a Poli USP vem desenvolvendo projetos de grande relevância nos últimos anos:

– Motores, principalmente de Combustão Interna movidos a combustíveis renováveis (etanol, biogás e biodiesel), sem deixar de lado aqueles movidos a energias de fontes nas quais o país tem grandes reservas, como é o caso, por exemplo, Motores a Gás Natural, Motores Elétricos e Sistemas de Propulsão Híbrida Elétrica;
– Aumento da Eficiência de Trens de Força pela redução das perdas desde as partes internas de um motor até a entrega de potência às rodas, seja pela redução dos atritos entre as partes, seja pela obtenção de melhor desempenho pelo projeto de novos componentes ou por alterações no processo de manufatura;
– Sistemas Inteligentes aplicados ao powertrain, aqui designando todos os novos sistemas de gerenciamento dos componentes do trem de força que vêm sendo desenvolvidos para alcançar melhores resultados, como, por exemplo, sistemas de gerenciamento do motor (ECU), sistemas de auxílio ao condutor (ADAS), implementação de hardwares in the loop, entre outros.

A Poli USP Powertrain chega na sequência de importantes projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento sob liderança da Poli, com participação decisiva de empresas do setor automotivo, com financiamento próprio ou com financiamento público-privado. Para destacar apenas alguns, cita-se o projeto “Desenvolvimento de Motor a Biogás de Alta Eficiência para Veículos de Transporte de Carga”, em conjunto com a UFSM, UnB e IPT tendo com empresas parceiras AVL, CAOA e Bosch, suportado pelo Programa Rota 2030, dentro da linha Motores; o projeto Desafios tribológicos de motores flex-fuel, que teve participação de 6 empresas do setor automotivo, incluindo 3 montadoras, na linha de Aumento de Eficiência de Trens de Força e as unidades de gerenciamento eletrônico (ECUs) projetadas na Poli/USP que já apresentam resultados compatíveis com a faixa de motores TSI. Parte dos esforços nessa última linha vem sendo desenvolvida em parceria com a Bosch.

Tais projetos não poderiam ser realizados sem contar com uma moderna infraestrutura de laboratórios, softwares de projeto, simulação e análise continuamente atualizados e renovados e, mais do que isso, sem contar com uma equipe da mais alta competência no assunto, liderados por seus professores pesquisadores e uma ampla gama de consultores, alunos de graduação e pós-graduação, pós-doutores e demais colaboradores.

Com esses atributos, a Unidade EMBRAPII Poli USP Powertrain se apresenta à comunidade automotiva brasileira, na certeza de que excelentes projetos inovadores nascerão de novas parcerias a partir de agora.

Sobre a Unidade POLI/USP POWERTRAIN

Site: https://www.poli.usp.br/poli-usp-powertrain

Contato: Agenor de Toledo Fleury

E-mail: agenorfleury@usp.br

Telefone: (11) 97278-9862

Endereço: Avenida Prof. Luciano Gualberto, Travessa do Politécnico, 380

CEP: 05508-010

Cidade: São Paulo

Estado: SP

Áreas de atuação

Redes Embrapii

Rede de Inovação em Mobilidade Rota 2030

Apoio

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Ministério da Educação

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