O CPQD é Unidade EMBRAPII credenciada desde 2014 na área de Comunicações Avançadas. Esta abrangência de atuação, que tem como base a convergência de diferentes tecnologias, possibilita o CPQD atender às demandas de diferentes perfis de empresa, contribuindo na inovação em equipamentos, dispositivos e meios físicos, e também na Transformação Digital de produtos e processos.

Para isso, a Unidade EMBRAPII CPQD coloca à disposição sua infraestrutura e suas competências em tecnologias-chave, como: Conectividade, Internet das Coisas, Inteligências Artificial, Sistemas de Sensoriamento, Mobilidade Elétrica, Aprendizado de Máquina e Blockchain. Já são mais de 50 projetos de inovação realizados, agregando novas capacidades de comunicação, inteligência e segurança em produtos ou criando soluções para desafios reais de diferentes setores e ambientes de aplicação, entre eles: indústria, cidades, saúde e agronegócio.

Destaque para os projetos desenvolvidos em parceria com a EMBRAPII:

  • INTERNET DAS COISAS: desenvolvimento e evolução de dispositivos BLE (Bluetooth Low Energy) para IoT, o primeiro do país.
  • CIDADES INTELIGENTES: desenvolvimento de estação meteorológica de baixo custo.
  • HARDWARE E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EMBARCADA: Desenvolvimento de módulo de hardware (Reference Design – SoM), para acelerar aplicações de EDGE Computing, e prova de conceito em caso de uso de visão
  • SENSORIAMENTO: Interferômetro – sistema de segurança de perímetro baseado em fibra óptica.

SOBRE O CPQD

Com mais de 40 anos em operação, o CPQD se destaca como um dos principais centros de inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Brasil, com grande reconhecimento no desenvolvimento de soluções de hardware e software para diferentes ambientes de aplicação. Sua base tecnológica está em sintonia com as demandas atuais de mercado (sensoriamento, rastreabilidade, visão computacional, aplicações IoT, manutenção preditiva, virtualização de ativos, interação por voz, mobilidade elétrica e blockchain) e com temas que ainda serão destaques em futuras transições tecnológicas. Esta rica base de conhecimento, competências e infraestrutura laboratorial, credencia o CPQD para desenvolver soluções inovadoras para produtos e processos, visando novos patamares de eficiência, competitividade e experiência aos clientes.

Depoimentos

Fique por dentro da Unidade EMBRAPII CPQD

Depoimentos

Marcelo Fogolin Calori - CPqD | 7º Encontro de Unidades EMBRAPII

Sobre a Unidade CPqD

Site: https://www.cpqd.com.br/embrapii/

Contato: Antonio Marini

E-mail: amarini@cpqd.com.br

Telefone: (19)9 9804 9937

Endereço: Rua Doutor Ricardo Benetton Martins, 1000

CEP: 13086-902

Cidade: Campinas

Estado: SP

Redes Embrapii

Rede MCTI Embrapii de Inovação em IA
Rede MCTI/Embrapii de Inovação em Transformação Digital
Rede de Inovação em Mobilidade Rota 2030
PPI IoT/Manufatura 4.0
Lab2Mkt

Apoio

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Ministério da Educação

Unidade EMBRAPII habilitada no PPI IOT/Manufatura 4.0

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube