A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, é Unidade EMBRAPII credenciada para atuar com Biocontroladores e processos biotecnológicos no manejo sustentável de pragas agrícolas.
A unidade ESALQ é um centro de inovação com grande capacidade técnica para resolver as demandas das empresas por soluções tecnológicas no desenvolvimento de produtos biológicos, feromônios e processos biotecnológicos para o manejo de controle de pragas agrícolas. As subáreas envolvidas nos projetos de pesquisa são:
- Produtos biológicos para o controle de pragas agrícolas à base de microrganismos, parasitoides e predadores
- Feromônios sexuais para o monitoramento, captura massal ou confundimento de insetos pragas
- Produtos à base de substâncias atraentes e repelentes
- Produtos naturais oriundos de plantas inseticidas
- Programas para manejo de pragas e resistência de pragas a inseticidas e plantas geneticamente modificadas
- Bioprocessos e biotecnologia no manejo sustentável de pragas
O destaque fica para dois projetos já realizados em parceria com a EMBRAPII:
- Desenvolvimento de um inoculante a base de fungos entomopatogênicos para cana-de-açúcar com a empresa Simbiose Biotecnologia.
- Desenvolvimento de um programa de controle biológico de pragas de tabaco com parasitoides e predadores com a empresa Philip Morris Brasil.
Sobre a ESALQ
Localizada em Piracicaba, a 160 km de São Paulo, a ESALQ é uma instituição pública, que recebe diariamente cerca de 2.000 estudantes de graduação e 1.000 pós-graduandos, além de pós-doutores, jovens pesquisadores e participantes de cursos de pós-graduação lato sensu. A população discente tem oportunidades de vivência internacional a partir de programas de intercâmbio e de dupla-diplomação, além de uma sólida formação com práticas em campo, estágios dentro e fora da universidade, atividades extra-curriculares e apoio integral dos professores, o que garante formação profissional diferenciada.