A Unidade EMBRAPII ITECH-Agro/Embrapa Instrumentação – “Integração de Tecnologias Habilitadoras no Agronegócio” foi credenciada em julho de 2023. Atua no desenvolvimento de materiais avançados e insumos nanotecnológicos e biotecnológicos para o agronegócio; sensores, equipamentos e metodologias fotônicas integradas a IoT para a agricultura de precisão e digital; tecnologias para controle de qualidade de produtos e automação integrados com inteligência artificial aplicados à agroindústria.
É um ponto de convergência entre as demandas de produtores que buscam na Embrapa soluções para inovar dentro de uma agricultura cada vez mais digital, preocupada com a segurança alimentar e com o meio ambiente, e das indústrias que buscam no patrimônio intelectual e na infraestrutura da Embrapa Instrumentação a parceria para o desenvolvimento de inovações para o agronegócio.
Sobre a Embrapa Instrumentação
Fundada em 1984 e localizada em São Carlos (SP), num polo nacional de inovação, a Embrapa Instrumentação atua em sete das dez tecnologias habilitadoras elencadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação: nanotecnologia, fotônica, biotecnologia, materiais avançados, inteligência artificial, internet das coisas (IoT) e robótica.
Pioneirismo, liderança e pesquisas na fronteira do conhecimento são marcas de uma equipe altamente capacitada que busca contribuir para o aumento da produtividade e sustentabilidade do agronegócio, pautado no rigor científico, alinhado às necessidades do mercado; se destaca pela parceria tecnológica com empresas – das startups às de grande porte – principalmente, no modelo de inovação aberta, que têm gerado e inserido produtos no mercado.
A infraestrutura diferenciada inclui três laboratórios nacionais multiusuários em Agricultura de Precisão, Agro-Fotônica e Nanotecnologia. Possui ainda uma rede de parcerias no Brasil e no exterior com universidades, instituições e empresas públicas e privadas.