A Unidade EMBRAPII Integrada de Descoberta e Desenvolvimento de Fármacos” da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto FMRP/USP tem o objetivo de desenvolver projetos de P,D&I em parceria com empresas farmacêuticas e startups para descobrimento e desenvolvimento de novos fármacos e biofármacos, com especialização nas seguintes linhas:

1 – Drug Discovery- Descoberta e Desenvolvimento de Fármacos e Biofármacos

2 – Biologia Molecular Aplicada ao Diagnóstico e Tratamento.

3 – Ensaios Clínicos para Investigar Efeitos de Terapias em Diferentes Doenças.

A Unidade Embrapii FMRP/USP tem como objetivos:

Desenvolvimento de novos fármacos/biofármacos, ou reposicionamento dos existentes para tratamento de doenças inflamatórias, neoplásicas ou neuropsíquicas;
Desenvolvimento de testes diagnósticos visando determinar a resistência dos pacientes a tratamentos preconizados para as doenças inflamatórias, neoplásicas ou neuropsíquicas.

A FMRP tem experiência de mais de 70 anos em pesquisa, tanto na área básica como clínica, com recursos humanos altamente especializados. Em sua História, listam-se descobertas como a bradicinina e o captopril, que revolucionou o tratamento da hipertensão. Além disso, a FMRP participou diretamente do desenvolvimento das primeiras formulações nacionais de canabidiol.

A Unidade da FMRP/USP se apoia na experiência de 3 importantes centros de excelência que são:

Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias – CRID: realiza pesquisa translacional na área de doenças inflamatórias e em seus 8 anos já publicou mais de 800 artigos científicos, formou 138 pós-graduandos e mais de 90 Pós-Doc. Ainda, solicitou registro de 3 pedidos de patentes e tem colaboração em andamento com cinco empresas da área de fármacos/biofármacos.

Centro de Pesquisa Translacional em doenças neurodegenerativas e neuropsiquiátricas Canabidiol: vem se dedicando nos últimos anos aos estudos experimentais e clínicos sobre canabinóides (Centro de Pesquisa em Canabinóides – CPC), composto químico presente na maconha (Cannabis Sativa). Os estudos demonstram os efeitos terapêuticos do CBD em diversos modelos animais de transtornos neuropsiquiátricos, bem como em ensaios clínicos com pacientes.

Oncologia translacional: Recentemente criada na FMRP para investigar alterações moleculares e bioquímicas (imunometabolismo) tanto nos tumores como nos pacientes e/ou em animais experimentais e entender a evolução dos tumores que acometem a população e propor novas terapias ou testes diagnósticos.

A Unidade de Pesquisas Clinicas – UPC associada com a unidade FMRP-USP é muito importante para o desenvolvimento de novos fármacos que demandam ensaios clínicos e ressalta-se que a UPC trabalha em conformidade com as normas nacionais e internacionais de Boas Práticas em Pesquisa Clínica.

Sobre a Unidade FMRP/USP

Contato: Prof. Dr. Fernando de Queiroz Cunha

E-mail: embrapii@fmrp.usp.br

Telefone: 16 3315-4917

Endereço: Av. Bandeirantes, 3900, Casa 03, Bairro Monte Alegre

CEP: 14049-900

Cidade: Ribeirão Preto

Estado: SP

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube