A unidade UFOP Escola de Minas é uma Unidade EMBRAPII credenciada para atuar na cadeia produtiva de mineração focada em mineração sustentável. A unidade EMBRAPII UFOP Escola de Minas visa a propiciar uma relação de confiança entre o setor mineral e a sociedade via atividades de P, D & I com foco em três linhas de atuação, em consonância com sua área de competência: (1) Operações Sustentáveis de Mina; (2) Processos Sustentáveis na Mineração e (3) Tratamento e Manejo Sustentável de Resíduos e das Águas.

De uma forma geral, o EMBRAPII UFOP Escola de Minas oferece, nas três linhas de P, D & I que perpassam desde a fase de projeto e operação de uma mina, passando pelo desenvolvimento de tecnologias e equipamentos e sistemas de mineração, no sentido amplo, até o desenvolvimento de uma sustentabilidade econômica e ambiental dos processos de mineração, um portfólio atraente para a busca ativa de parceiros que atuam no setor. Estas sublinhas estão alinhadas ao contexto regional e às demandas atuais do Setor Mineral. Os pesquisadores, hoje componentes da Unidade UFOP Escola de Minas, na cadeia produtiva da mineração, hoje são referência nacional e internacional na geração de conhecimento e tecnologia para o setor de mineração.

A unidade possui amplo parque laboratorial que nos capacita e motiva a contínua busca por pesquisa e desenvolvimento tecnológico na mineração em prol da sustentabilidade da indústria.

A base da Unidade UFOP Escola de Minas se assenta sobre a centenária Escola de Minas da Universidade Federal, abarcando os diversos aspectos da cadeia produtiva dos bens minerais, os quais incluem desde a prospecção de jazidas e lavra de minas, passando pelas operações de tratamento de minérios e a metalurgia, não descurando do tratamento de efluentes e resíduos de maneira sustentável e áreas afins, como otimização energética, automação das operações mineiras e logística.

Sobre a Unidade UFOP

Contato: José Aurélio Medeiros da Luz

E-mail: jaurelio@ufop.edu.br

Telefone: (31) 99266-6978

Endereço: Embrapii UFOP Escola de Minas; Campus Universitário, S/N

CEP: 35400-000

Cidade: Ouro Preto

Estado: MG

Áreas de atuação

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube