Há mais de 20 anos a FITec BH promove transformação digital na indústria. Como Unidade Embrapii somos referência em Sistemas de Visão Computacional, Inteligência Artificial e Conectividade, possibilitando atender as empresas para o desenvolvimento de soluções de inovação tecnológica envolvendo:

• Equipamentos e Dispositivos para Integração em Plataformas IoT: compreende tecnologias eletroeletrônicas como processamento digital para desenvolvimento de equipamentos, dispositivos e sistemas embarcados (hardware e firmware) para conectividade e integração das plataformas IoT. Compreende todos os processos relacionados ao desenvolvimento de produto, como design, esquemático, layout, baterias, eficiência energética, RF, antenas, mecânica, EMC, projeto térmico, DFx, processo produtivo, interoperabilidade, retrocompatibilidade e certificação, incluindo Inmetro, Anatel e outros. Com relação à conectividade, as competências estão focadas em redes sem fio e conexões de dados para Internet, protocolos do tipo Mesh, Zigbee, Wi-SUN, LoRaWAN, algoritmos e sistemas de controle de conexão e roteamento, desenvolvimento de gateways e módulos de conectividade.

• Sistemas Inteligentes de Software para Transformação Digital: engloba as tecnologias para sistemas complexos e interoperáveis, incluindo transações seguras, algoritmos críticos, processamento distribuído, inteligência de localização e UX, baseados em arquiteturas de software modulares com suporte para APIs e altamente escaláveis, capazes de suportar a transformação digital das indústrias parceiras. Algumas tecnologias utilizadas: geolocalização indoor e outdoor para gestão de ativos; IoT para telegestão de equipamentos; Smart Metering/AMI; IA, Machine Learning e Algoritmos Evolucionários Multiobjetivo, para otimização e predição; Computação em Nuvem; Web Services; Micro Serviços; uso de Contêineres; técnicas de Segurança Cibernética para proteger dispositivos, sistemas e serviços; e desenvolvimento de aplicativos móveis.

• Processamento de Imagens e Visão Computacional: compreende técnicas para organizar, analisar dados e informações a fim de proporcionar intervenções assertivas e apoiar decisões. A FITec BH tem expertise em: reconstrução de imagens 3D; reconhecimento automático de caracteres (OCR); processamento avançado de imagens para realçar tecidos e órgãos em imagens médicas; Visão Computacional Clássica, como HOG, SURF e Template Matching, que não requerem grandes volumes de dados para treinamento e validação e não demandam grande poder computacional; técnicas de Visão Computacional Contemporânea, como Machine Learning, Deep Learning, Incremental Learning, AutoML, GAN, Autoencoder Convolucional, Transformers, utilizados para realizar detecção de objetos e anomalias, segmentação e classificação de imagens, com inferência local e em nuvem; utilização de frameworks para Visão Computacional (OpenCV, Pillow, Scikit-Learn, PyTorch, TensorFlow, Keras).

A Unidade Embrapii FITec Belo Horizonte é uma referência no desenvolvimento de projetos de PD&I para empresas, atuando em todo o ciclo de desenvolvimento de produtos e processos inovadores. Suas atividades vão desde a concepção até a transferência de tecnologia para as empresas.

Sua equipe conta com cerca de 45 profissionais, entre doutores, mestres, pós-graduados e graduados, que atuam como pesquisadores, desenvolvedores, engenheiros, técnicos e gestores em projetos para indústrias nacionais e internacionais. Esses profissionais se mantêm sempre atualizados e em contato direto com a universidade, como estudantes e também como professores.

Depoimentos

Sobre a Unidade FITEC BH

FITec BH

Site: http://fitec.org.br/embrapii/bh

Contato: Astrid Maria Carneiro Heinisch

E-mail: fitecbh.embrapii@fitec.org.br

Telefone: (31) 99104-7923

Endereço: Av. Cristóvão Colombo, 485 - 8º andar - Belo Horizonte

CEP: 30140-140

Estado: MG

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube