O Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQUSP) é uma Unidade EMBRAPII credenciada para atuar com Insumos Químicos e Bioquímicos Sintéticos (IQSINT-USP).

A IQSINT-USP tem sublinhas de atuação voltadas para os diversos setores da economia, dentro os quais: Especialidades Químicas; Insumos Nanotecnológicos; e Insumos Biotecnológicos. Cujas principais áreas de atuação são:
1. Insumos orgânicos, inorgânicos e bioquímicos
2. Insumos e adjuvantes farmacêuticos
3. Extratos, óleos essenciais bioativos e derivados de produtos naturais
4. Nanopartículas, nanomateriais híbridos e nanoestruturas orgânicas e inorgânicas
5. Materiais de eletrodo e eletroquímica
6. Catalisadores: insumos para organocatálise, metalo-catálise e biocatálise
7. Materiais nanoestruturados para captura, conversão e aproveitamento de carbono

O Instituto de Química da USP (IQUSP) é uma instituição de renome no cenário acadêmico e de pesquisa brasileiro. Fundado em 1970, o IQUSP tem se destacado em diversas áreas da Química e Bioquímica, contribuindo significativamente para o avanço científico e tecnológico do país. Sua história é marcada por uma forte ênfase na formação de recursos humanos altamente qualificados, na disseminação científica e no estabelecimento de parcerias estratégicas com empresas.

O IQUSP tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento de produtos e tecnologias inovadoras que abrangem setores essenciais, incluindo saúde, meio ambiente, agronegócio e energia. Sua infraestrutura laboratorial é notável, com equipamentos de última geração para pesquisa em Química e Bioquímica. A instituição também se destaca por sua capacidade de colaboração com empresas, resultando em uma ampla gama de projetos de pesquisa conjunta e patentes registradas.

Com mais de uma centena de pedidos de patente em várias áreas da química, nano materiais e biotecnologia, o IQUSP é reconhecido nacional e internacionalmente por suas competências no desenvolvimento de insumos químicos e bioquímicos para diversas indústrias. Sua equipe altamente experiente, composta por professores, alunos de pós-graduação, pós-doutores e pesquisadores exclusivos, trabalha em mais de 80 laboratórios e grupos de pesquisa, garantindo uma abordagem multidisciplinar para enfrentar desafios tecnológicos complexos. Além disso, o IQUSP mantém parcerias com empresas líderes em diversos setores, fortalecendo a inovação e a competitividade da indústria brasileira.

Sobre a Unidade IQSint-USP

Site: http://sites.usp.br/ue-iqsint/

Contato: Pedro V Oliveira e Koiti Araki

E-mail: ue-iqsint@iq.usp.br

Telefone: (11) 3091-3839

Endereço: Av. Prof. Lineu Prestes, 748

CEP: 05508-000

Cidade: São Paulo

Estado: SP

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube