A Unidade EMBRAPII do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA-PE) é credenciado para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras na área das Tecnologias em Saúde, no subsistema de base eletrônica, mecânica e de materiais do Complexo Industrial da Saúde. Realiza projetos de dispositivos médicos e seus acessórios; aparelhos para simulação, análise e melhoria de dispositivos médicos e seus processos produtivos; e de equipamentos para uso em saúde e seus acessórios.

Atua de forma multidisciplinar nesse setor de base tecnológica com o desenvolvimento de novos equipamentos, dispositivos, materiais de consumo e softwares de uso em saúde, realizando serviços de ensaios, calibrações e consultoria, além de prototipagem mecânica e eletrônica sempre em consonância com os regulamentos técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), de forma que o protótipo final esteja em condições de tornar-se rapidamente produto.

Dos projetos realizados em parceria com a EMBRAPII é possível destacar:

  • O sistema de simulação de patologias cardíacas, com a empresa ALGETEC.
  • Novo projeto de sistema metrológico automatizado para avaliação de incubadora para neonatos, com a empresa NEOS Ltda.

A Unidade EMBRAPII do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA-PE) surgiu em 2015, como resultado das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Tecnologia em Saúde (NTS) do Campus Salvador do IFBA, que atua desde 1997. Hoje, através dos seus laboratórios de Engenharia Médica e Clínica, de Física Médica, de Produtos para a Saúde, de Prototipagem Integrada e de Sistemas Computacionais, desenvolve produtos, processos e sistemas, e disponibiliza serviços tecnológicos de alto valor agregado.