A Unidade Embrapii PROMEXBIO CETEM, inserida no contexto do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), dispõe de uma robusta infraestrutura laboratorial dedicada ao desenvolvimento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para empresas no setor mineral brasileiro. Esta infraestrutura atualmente abrange 97 equipamentos distribuídos em 21 laboratórios e quatro usinas piloto, compreendendo tanto equipamentos essenciais quanto acessórios. Além dos recursos dedicados à PROMEXBIO CETEM, projetos contratados podem acessar outros laboratórios do Centro, como o Laboratório Multiusuário de Caracterização Tecnológica (LMCT), especializado em microscopia, espectroscopia e análise térmica, e o Laboratório de Interações Superficiais Nanométricas (LSNano), com foco em nanotecnologia.

A atuação da UE PROMEXBIO CETEM tem como principal objetivo oferecer soluções tecnológicas inovadoras e sustentáveis para desafios no setor mineral brasileiro. Isso se reflete nas três sublinhas de atuação: Metalurgia Extrativa, Biomineração e Biotecnologia Ambiental. No âmbito da Metalurgia Extrativa, o foco está na otimização de processos, enquanto a Biomineração busca aproveitar processos biotecnológicos para o tratamento de minérios e resíduos. Por sua vez, a Biotecnologia Ambiental concentra-se em mitigar impactos ambientais da indústria extrativa.

O diferencial da PROMEXBIO CETEM é sua capacidade de desenvolver projetos em escala piloto e semi-piloto, permitindo avanços tecnológicos significativos. Seu mercado-alvo inclui a indústria extrativa mineral e de transformação. A parceria com a Embrapii amplia ainda mais suas capacidades de PD&I, promovendo inovação no setor mineral. A equipe técnica altamente qualificada, com vasta experiência em metalurgia extrativa, bioprocessos e tecnologia mineral, garante a excelência dos projetos conduzidos pela PROMEXBIO CETEM.

A vasta experiência da equipe é evidente em projetos anteriores, incluindo o desenvolvimento de processos para produção de fosfato a partir de rocha fosfática, recuperação de enxofre a partir de subprodutos de mineração e recuperação de nióbio com alta pureza. Além disso, a expertise em bioprocessos é evidenciada por projetos relacionados à biolixiviação, biossolubilização e desenvolvimento de novas rotas biotecnológicas para a recuperação de metais. Isso solidifica a posição da PROMEXBIO CETEM como um ator chave na inovação tecnológica do setor mineral brasileiro.

Sobre a Unidade PROMEXBIO - CETEM

Site: https://www.gov.br/cetem/pt-br/embrapii

Contato: Andréa Camardella de Lima Rizzo

E-mail: arizzo@cetem.gov.br

Telefone: (21) 3865-7353

Endereço: Avenida Pedro Calmon, 900 - Ilha da Cidade Universitária

CEP: 21941-908

Cidade: Rio de Janeiro

Estado: RJ

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube