O Instituto Senai de Inovação de Tecnologia da Informação e Comunicação em Sistemas (ISI-TICs) é um centro de excelência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) na área de tecnologia da informação e comunicação (TICs). Com uma sólida infraestrutura, o instituto é um marco de inovação e pesquisa nesse campo. O ISI-TICs é dedicado ao avanço de soluções de TICs e tem sido apoiado por investimentos substanciais, demonstrando seu compromisso com a inovação tecnológica. Sua infraestrutura abrange instalações de pesquisa aplicada, laboratórios de desenvolvimento, salas de reuniões estratégicas e recursos para fabricação de protótipos. Além disso, o ISI-TICs disponibiliza um ambiente de software que inclui licenças para o desenvolvimento de várias aplicações. Também possui um cluster de alto desempenho voltado para processamento de imagens e aprendizado de máquina, fornecendo suporte essencial para pesquisas avançadas e projetos inovadores na área de TICs. O instituto tem desempenhado um papel vital no avanço tecnológico e na promoção da inovação no setor de tecnologia da informação e comunicação.

Destaca-se ainda o laboratório “Aratu Lab”, com aproximadamente 800m², inaugurado em 2023. Este laboratório multifuncional dedicado à cocriação e validação de tecnologias habilitadoras para o setor aeroespacial, bem como ao desenvolvimento de soluções de Sistemas de Inteligência Geoespacial por Sensoriamento Remoto. O espaço inclui recursos para exploração imersiva de dados geoespaciais, utilizando tecnologias como Realidade Aumentada (AR), Realidade Virtual (VR), Realidade Mista (MR) e projeções de grande escala. Além disso, o laboratório será um local para a realização de palestras, conferências e workshops temáticos.

O ISI-TICs também adota uma estratégia de longo prazo para manter e aprimorar suas capacidades de inovação, envolvendo parcerias com empresas âncoras, fomento público à inovação, investimentos próprios e a criação de ecossistemas de inovação. A colaboração com empresas, universidades e outras instituições é uma parte essencial da missão do instituto, buscando impulsionar a inovação tecnológica no Brasil em setores como logística, agricultura de precisão, energias renováveis, meio ambiente e mineração.

Sobre a Unidade Isi - TICs

Site: https://www.pe.senai.br/inovacao/embrapii/

Contato: André Pierre

E-mail: geoespacial@sistemafiepe.org.br

Telefone: (81) 3412- 8510

Endereço: Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 539 - Santo Amaro

CEP: 50100-000

Cidade: Recife

Estado: PE

Redes Embrapii

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube