O Centro de Tecnologia Mineral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), conhecido como CT Mineral Prof. José Yvan Pereira Leite, desempenha um papel fundamental no cenário de pesquisa e inovação na área de processamento mineral. Inaugurado em 2019, seu principal objetivo é impulsionar o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que contribuam para a cadeia produtiva mineral.

Com uma missão clara de criar processos, produtos e serviços inovadores que agreguem valor ao setor mineral, o CT Mineral concentra suas atividades em quatro áreas tecnológicas-chave: processamento mineral e metalurgia, geologia e geotecnia, mineração e meio ambiente, e mecânica dos solos e rochas. Essa expertise é evidenciada em projetos notáveis, como o mapeamento litogeoquímico no Vale do Curaçá, que identificou áreas promissoras para mineralização de cobre, e a prospecção de minerais portadores de lítio e metais associados no Projeto Borborema Lítio, uma parceria com a Borborema Mineração.

A infraestrutura do CT Mineral é impressionante, com três laboratórios especializados em diferentes etapas da pesquisa mineral. O Laboratório de Cominuição Mineral (LABCOM) lida com britagem, moagem e pulverização, enquanto o Laboratório de Beneficiamento Mineral (LABEN) se concentra em classificação e concentração mineral. Além disso, o Laboratório de Análises Minerais (LABAN) desempenha um papel crucial na caracterização mineral e dos materiais.

Em resumo, o CT Mineral do IFRN é um centro de excelência dedicado à pesquisa e inovação na indústria mineral. Sua equipe altamente qualificada e sua infraestrutura de ponta estão alinhadas com a busca por soluções que impulsionem o progresso na mineração, tornando-a mais eficiente e sustentável, e contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico e tecnológico da região.

Sobre a Unidade CRTM/IFRN

Contato: LIGIA MARA GONZAGA

E-mail: ligia.gonzaga@ifrn.edu.br

Telefone: (83) 998185145

Endereço: Rua Manoel Lopes Filho, 733 - Valfredo Galvão

CEP: 59380-000

Cidade: Currais Novos

Estado: RN

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube