A Unidade Embrapii Instituto Atlântico está habilitada a apoiar as indústrias na sua transformação digital, coinvestindo no desenvolvimento de soluções que impactam diretamente o aumento da produtividade e redução de custos das empresas.

A linha de atuação denominada “Manufatura Inteligente” tem a capacidade e infraestrutura necessárias para transformar recursos industriais tradicionais em objetos inteligentes, capazes de sensorear e agir em um ambiente de produção de forma autônoma e com o mínimo de intervenção humana.

Utilizamos métodos e tecnologias de análise de dados de alta tecnologia de produção industrial para gerar informações relevantes, que podem ser empregadas desde o suporte para a tomada de decisão até a manutenção de equipamentos industriais, por meio de:

  • Aquisição automática de dados de múltiplas fontes, incluindo adaptação de maquinário industrial e de dispositivos legados, usando múltiplos sensores e sua interconexão por meio de redes sem fio;
  • Pré-processamento dos dados para padronizar e filtrar o que é relevante já na borda (no local);
  • Análise de dados e desenvolvimento de mecanismos inteligentes, visando entender o que aconteceu, o que está atualmente acontecendo e o que acontecerá na linha de produção e outros ambientes relevantes; inclui análise preditiva (modelos preditivos de machine learning) e análise de imagens (machine vision) para inspeção automática e controle de processos fabris, por exemplo.
  • Integração dos itens acima por meio do desenvolvimento de plataformas de big data e processamento em tempo real na borda e na nuvem.

As competências tecnológicas do Atlântico, aliadas à experiência de gestão ágil, desburocratizada e com foco no desenvolvimento e integração das pessoas, permitem que a organização seja reconhecida por seus clientes pela eficiência dos resultados dos projetos, produtividade, estabilidade e excelência das entregas. Esse reconhecimento tem um impacto direto no nível de satisfação dos clientes do Atlântico, obtendo um Net Promoter Score (NPS) superior a 83%.

Com um ambiente de trabalho harmonioso e colaborativo, com liberdade de experimentação e maior proximidade com o cliente, o Atlântico conta atualmente com mais de 600 colaboradores, dentre doutores, mestres e especialistas nas áreas de:

  • Ciência de Dados
  • Computação Cognitiva
  • Sistemas Ciber-físicos
  • Redes e Sistemas Distribuídos
  • Segurança da Informação
  • Modelagem e Impressão 3D
  • Design de interface do usuário (UI) e experiência do usuário (UX).

SOBRE O ATLÂNTICO:

O Atlântico é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), sem fins lucrativos, voltada para a promoção da Inovação através da Pesquisa e Desenvolvimento em TIC. Fundado há quase 22 anos, é uma das principais ICTs do Nordeste em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Sua missão é fornecer soluções científicas e tecnológicas contribuindo para o desenvolvimento, progresso e bem-estar da sociedade. O Atlântico vem trabalhando nos últimos anos na exploração do mercado internacional, focando em países da América do Norte, como Estados Unidos e Canadá e, por possuir um diversificado portfólio de clientes, tanto nacionais quanto internacionais, já conta com mais de 1.200 projetos executados.

Sobre a Unidade ATLÂNTICO

Site: https://www.atlantico.com.br/embrapii/

Contato: Luiz Alves

E-mail: embrapii@atlantico.com.br

Telefone: 85 9.8115-8367

Endereço: Av. Washington Soares, 909, Lojas 42, 43, 44 e 45 - Edson Queiroz

CEP: 60811-341

Cidade: Fortaleza

Estado: CE

Apoio

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Ministério da Educação

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube