O CEINFAR tem como principal impulsionador a demanda da indústria farmacêutica pelo desenvolvimento de medicamentos inovadores em parceria com a universidade e com menores riscos de investimento, seguindo o modelo EMBRAPII. A equipe que compõe a Unidade EMBRAPII CEINFAR possui larga experiência no desenvolvimento de novos medicamentos em parceria com empresas, inclusive com medicamentos patenteados e colocados no mercado. Para promover a inovação, a Unidade EMBRAPII CEINFAR oferece três plataformas de pesquisa principais:
- Pesquisa de novas moléculas com atividade farmacológica (“drug discovery”) cuja entrega principal está a identificação de moléculas (“hit series” e “leads”) com potencial para tratamento de necessidades médicas não atendidas, perspectivas de comercialização e passíveis de patenteamento.
- Avaliação pré-clinica de moléculas (ou séries de moléculas) farmacologicamente promissoras a partir da realização de testes in vivo e in vivo com a(s) molécula(s) selecionada(s) para avaliação de eficácia e segurança. O trabalho envolve o delineamento dos testes na busca de melhorias que potencializem o efeito farmacológico desejado, reduzam efeitos indesejados e que resultem em maior probabilidade de sucesso na comercialização do novo medicamento. O CEINFAR pode disponibilizar os modelos in vitro e in vivo já estabelecidos, ou desenvolver novos modelos de acordo com a demanda;
- Desenvolvimento de formas farmacêuticas com mecanismos de liberação diferenciada – envolve o desenvolvimento de processos de produção dos medicamentos com o uso de novas tecnologias e o desenvolvimento de novos materiais e formulações que permitam a liberação do fármaco de maneira mais efetiva e segura no organismo, com destaque para novos sistemas nano e micro particulados. O resultado almejado é o desenvolvimento de formulações estáveis e com biodisponibilidade ajustadas às necessidades terapêuticas.
A proposta da Unidade EMBRAPII CEINFAR é colocar à disposição da indústria as
competências dos pesquisadores e estrutura dos laboratórios da Faculdade de
Ciências Farmacêuticas (FCF-USP) e do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP) da Universidade de São Paulo, centros de excelência em pesquisa na área da saúde. A atuação conjunta dessas duas unidades da USP possibilita não só uma atuação sinérgica mais ampla com a indústria, mas, e principalmente, a realização de projetos complexos que envolvem tecnologia de ponta e que necessitam de integração multidisciplinar e de gestão avançada dos projetos. A equipe CEINFAR conta com a coordenação de Humberto Ferraz e vice-coordenação de Luís Carlos de Souza Ferreira, além da gestão de projetos por Lucio Freitas Junior e gestão de negócios de Ricardo Yugue.