O Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno da Universidade Federal de Minas Gerais (CTNano/UFMG), localizado no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), tem como foco o desenvolvimento de produtos e processos por meio da nanotecnologia. Os principais setores atendidos historicamente são os de óleo e gás, mínero-metalúrgico e siderúrgico; o de energia em geral; a construção civil; o automotivo e o aeroespacial; mas os impactos transversais da nanotecnologia são demandados por vários setores industriais.
A Unidade EMBRAPII CTNano/UFMG foi credenciada para atuar na área de competência “Materiais Avançados e Nanotecnologia”. Nesse contexto, a Unidade oferece um conjunto de competências únicas na combinação de síntese, processamento e caracterização de nanomateriais, nanocompósitos e nanossensores de alto desempenho, atendendo às demandas tecnológicas de toda a cadeia de valor do nano, até suas aplicações finais na sociedade.
O CTNano/UFMG dispõe de treze laboratórios com mais de 500 itens de equipamentos de ponta para síntese, processamento e caracterização. Atualmente o Centro conta com 130 integrantes, dentre eles físicos, químicos, biólogos e engenheiros. Esta diversidade de formação torna mais robustas as discussões e tomadas de decisões estratégicas nas pesquisas e projetos.