O Centro de Referência em Tecnologia Mineral do IFRN (CRTM/IFRN) é uma Unidade EMBRAPII credenciada para atuar na área de Tecnologias em Mineração, com foco nas áreas de Exploração Mineral especializada em Minerais Portadores do Futuro e Soluções Tecnológicas Inovadoras em Geometalurgia.
O grupo credenciado possui ampla e nacionalmente reconhecida experiência no desenvolvimento de projetos de P,D&I para empresas do setor mineral e correlatos. Como Unidade Embrapii, pode atender diversas demandas do setor, tais como: tecnologias em metodologias de prospecção e exploração mineral, aumento de recuperação dos minérios de interesse, aumento dos concentrados, novos processos hidrometalúrgicos e de bioprocessamentos de amostras.
A Unidade conta galpão de processamento mineral e três laboratórios divididos de acordo com a especificidade dos equipamentos:
Laboratório de Cominuição Mineral (LABCOM) – realiza a etapa inicial de beneficiamento do minério, sendo responsável pela britagem, moagem e pulverização
Laboratório de Beneficiamento Mineral (LABEM) – abrange as etapas de classificação e concentração mineral.
Laboratório de Análises Minerais (LABAM) – responsável por uma das partes mais fundamentais ao longo da cadeia, que é a caracterização mineral e dos materiais, possibilitando a realização de análises físicoquímicas, granulométricas, estruturais, microestruturais e tecnológicas
Polo de Inovação do IFRN
A história do CT Mineral – agora unidade autônoma equiparada ao status de campus –, contudo, começa em 2007. À época, o professor José Yvan Pereira Leite (in memoriam) integrava o Conselho da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern) como representação do IFRN. Quando a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, lançou edital naquele ano para que fundações de apoio à pesquisa fizessem a submissão de projetos, surgiu a oportunidade de se desenvolver inovação na área mineral no RN. Após idas e vindas envolvendo instituições parceiras (o Governo do Rio Grande do Norte Universidade Federal do RN, a Federal do Semiárido e Estadual do RN), a inauguração aconteceu em 2019. A proposta aprovada em 2022 e efetivada no início de 2023 foi fruto de uma ação coordenada pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e Inovação e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes/IFRN), contando com a participação de servidores e colaboradores do CT Mineral. Com o credenciamento, o CT Mineral passa a ser uma Unidade Embrapii vinculada administrativamente à Reitoria do Instituto. As Unidades Embrapii selecionadas ficam credenciadas para receber recursos financeiros e prospectar e executar projetos do Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) em parceria com empresas industriais da área.