O Centro de Inovação em Materiais da Universidade Federal de São Paulo (CIM-UNIFESP) é uma unidade EMBRAPII credenciada em 2020 para atuar na área de materiais poliméricos, compósitos e nanomateriais e, no desenvolvimento de tecnologias voltadas para o desenvolvimento de materiais poliméricos e compósitos de diferentes matrizes, incluindo polímeros e suas blendas.
O grupo de materiais do CIM-UNIFESP atua desde 2014 no desenvolvimento de projetos de PD&I em parceria com empresas de médio e grande porte, assim como startups, em projetos de PD&I e na formação de recursos humanos, com boa interação entre as especialidades do grupo e as demandas dos segmentos industriais. Seus produtos e/ou subprodutos podem ser ofertados a diversas linhas de negócios, desde o setor aeroespacial até o de agronegócio, químico, tintas, fármacos, entre outros. Hoje conta com mais de 50 pesquisadores que atuam na área de materiais avançados (poliméricos, compósitos e nanotecnologia). O CIM-UNIFESP possui pesquisadores com experiência em projetos de PD&I nas indústrias, e outros pesquisadores que possuem contratos de consultoria e projetos com algumas empresas do segmento industrial.
Na área de atuação do CIM-UNIFESP, destaca-se o envolvimento do grupo de pesquisadores com o setor químico para o desenvolvimento de polímeros e processos de polimerização em reator piloto, empregando diferentes tipos de matérias primas para aplicação em tintas, adesivos, revestimentos, papel e fibras. Tem atuado, ainda, com a indústria aeronáutica, cerâmica e mais recentemente, tem atuado em projetos para o desenvolvimento de materiais avançados, nanotecnologia, biomateriais e processos de produção e transformação.
No âmbito do Projeto Rota 2030, a Unidade está habilitada para desenvolver projetos nas seguintes áreas:
- Materiais compósitos, biocompósitos e compostos mais leves;
- Uso de nanotubos, fibras e nanofibras de carbono, grafeno, nanocristais de celulose e nanocargas;
- Tintas, primes, vernizes, adesivos, selantes e autoadesivos;
- Desenvolvimento de elastômeros, borrachas e espumas.
O CIM-UNIFESP dispõe de modernos laboratórios individuais de pesquisa para cada especialidade e centrais multiusuários para dar suporte às atividades de PD&I. Os laboratórios são adequados para realização de síntese, preparação de amostras e processamento de materiais e também conta com equipamentos de caracterização e corpo técnico de apoio especializados nas três áreas de atuação. Além da infraestrutura de laboratórios e corpo de pesquisadores, o CIM-UNIFESP possui células de apoio que auxiliam na gestão dos processos, contratação de recurso humanos, prestação de contas e propriedade intelectual e captação de recursos.