O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo é um dos principais institutos brasileiros de pesquisa e formação em matemática, matemática aplicada, computação e estatística. Além disso, é uma referência internacional na produção científica em Ciência de Dados e Inteligência Artificial.
Criado em 1971, é uma das cinco unidades de ensino e pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, no interior de São Paulo. Ocupando uma área de 20 mil m² oferecendo nove cursos de Graduação e cinco programas de Pós-Graduação. E na era das especializações, contamos com os melhores cursos de MBA do mercado, voltados para o mercado, nas áreas de Ciências de Dados, IA e Big Data.
A unidade é uma das que mais atraem convênios e recursos externos dentro da USP. Anualmente, são investidos em média R$ 750.000,00 em infraestrutura. Aqui está instalado o cluster Euler, um dos maiores supercomputadores de universidades brasileiras que é administrado pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), sediado no ICMC para promover a integração da matemática com a indústria em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização.
Um dos mais importantes eventos do calendário anual de ciências matemáticas no Brasil ocorre no ICMC: o Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais organizado em parceria com o SENAI-SP e que reúne pesquisadores, alunos e representantes de empresas na busca colaborativa de soluções para desafios reais do setor produtivo.
O ICMC também é sede do Centro de Inteligência Artificial Recriando Ambientes (IARA), um dos oito centros nacionais de pesquisa aplicada em IA apoiados pelo MCTI, pela FAPESP e CGI.br, com a união de grandes empresas e pesquisadores do Brasil e exterior no estimulo à criação de cidades inteligentes, inclusivas e sustentáveis.
Outro centro conectado com as tecnologias do futuro é o C4IA, um centro de inteligência artificial criado em conjunto com a FAPESP e IBM.
E neste ambiente de inovação, passamos a integrar o ecossistema de inovação da EMBRAPII nas áreas de Ciência de Dados, Computação e Matemática Aplicada. “Nossa intenção com esse credenciamento é estimular a transferência do conhecimento gerado no ICMC para a indústria, combinando nossas atividades de pesquisa e extensão para fortalecer a inovação da indústria no país”, disse o diretor, André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.
Qualidade no ensino, transferência de conhecimentos e tecnologias, bem como o comprometimento com a inclusão, pertencimento e diversidade, estimulando a igualdade de gênero nas ciências exatas fazem do ICMC um instituto singular e plural.