A Unidade EMBRAPII CICS Poli USP atua, desde 2016, na área de Materiais, Componentes e Sistemas para Construção Ecoeficiente, desenvolvendo produtos e processos inovadores para empresas industriais da cadeia produtiva da Construção Civil e Infraestrutura, integrando o conhecimento de ciência dos materiais com os problemas práticos da aplicação em escala industrial, focada em ganhos de ecoeficiência e produtividade.

Equipe de professores, pesquisadores e técnicos da Poli USP, com formação em várias áreas de materiais, modelagem e técnicas construtivas. Ela tem mais de 25 anos de experiência na realização de projetos de P&D com empresas e consórcios de empresas. Na medida da necessidade, a equipe é reforçada com especialistas externos, do Brasil e Exterior, garantindo excelência e agilidade.

Através dos programas de pós-graduação, a Unidade EMBRAPII CICS Poli USP investe continuamente no desenvolvimento de novos conhecimentos, conceitos e ideias, gerando um fluxo permanente de novas soluções que, uma vez comprovadas em bancada, são ofertadas à indústria.

Dentre os Projetos EMBRAPII da Unidade EMBRAPII CICS Poli USP, podem ser destacados:

  • “Concepção de sistema construtivo de montagem rápida e industrializada para edificações”, desenvolvido com a CMC Módulos Construtivos Ltda;
  • “Rejeitos de mineração aplicados na construção civil”, em desenvolvimento com a Vale S.A. e a Associação Instituto Tecnológico Vale.

Sobre o CICS e a Poli USP

O Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS) é um ecossistema de empresas e academia dedicado a acelerar a inovação, a sustentabilidade e a produtividade na construção civil. Fazem parte do CICS professores, pesquisadores, estudantes da USP e de outras Universidades, bem como profissionais da indústria capacitados na resolução de problemas relevantes de pesquisa, desenvolvimento e inovação. A Unidade EMBRAPII CICS Poli USP faz parte deste ecossistema.

O CICS está construindo sua sede – o CICS LivingLab – um edifício concebido para demonstrar e testar soluções avançadas durante o uso do edifício, antes de serem introduzidas no mercado, permitindo às empresas a acelerar o processo de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli USP) tem como missão formar profissionais comprometidos com o desenvolvimento sustentável do país, com responsabilidades social, econômica e ambiental. Fundada em 1893, ela foi incorporada à USP em 1934. Hoje, a Poli USP é referência nacional.

A Poli USP ocupa nove prédios na Cidade Universitária, em São Paulo, num total de 141,5 mil m2 de área construída, nos quais trabalham ou estudam 457 professores, 478 funcionários, 4.500 alunos de graduação e 2.500 alunos de pós-graduação.

A Escola tem longa experiência em projetos de P&D colaborativo com a indústria, tendo contratado, nos últimos 5 anos, mais de US$ 40 milhões de dólares. No momento, conta com duas unidades EMPBRAPII.

A Escola está organizada em 15 departamentos, responsáveis pelas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão de serviços à comunidade. Destaca-se na realização de pesquisas científicas e tecnológicas, com as quais contribui para o progresso social e econômico do País e para a modernização, competitividade e qualidade dos produtos e processos das empresas.

Sobre a Unidade CICS POLI/USP

Site: https://www.embrapii.poli.usp.br

Contato: Eng. MSc. Gisele Sanches da Silva

E-mail: contato@embrapii.poli.usp.br

Telefone: (11) 3091-4718

Endereço: Av. Prof. Almeida Prado, travessa 2, nº 83 - Ed. Paula Souza (Eng. Civil) - Sala S39 - Cidade Universitária

CEP: 05508-070

Cidade: São Paulo

Estado: SP

Áreas de atuação

Redes Embrapii

Rede MCTI/Embrapii de Inovação em Grafeno

Apoio

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Ministério da Educação

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube