O Departamento de Engenharia Florestal (DEF) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) é uma Unidade Embrapii credenciada para atuar na área de Fibras Florestais com foco em:
- Produção e qualidade das fibras florestais;
- Conversão das fibras florestais em materiais e produtos;
- Conversão de fibras florestais em energia e combustíveis.
As três áreas de trabalho conseguem abarcar praticamente toda a ciência florestal aplicada, desde a silvicultura até a produção de bens que tem as fibras florestais como matéria prima.
Infraestrutura:
A Unidade possui mais de 15 laboratórios de pesquisa, com ótima infraestrutura e equipamentos de ponta para o Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. São eles:
- Celulose e Papel (LCP)
- Painéis e Energia da Madeira (LAPEM)
- Propriedades da Madeira (LPM)
- Melhoramento e Biotecnologia
- Culturas de Tecidos
- Big Data florestal e Genética Quantitativa
- Manejo Florestal
- Biocombustíveis
- Patologia Florestal
- Hidrologia Florestal
- Ecologia Florestal
- GeoProcessamento
- Colheita e Ergonomia
- Biologia Molecular de Plantas
Histórico
O DEF-UFV é o berço da Engenharia Florestal no Brasil e, desde então, forma pessoas inovadoras e desenvolve tecnologias disruptivas. São 60 anos de história. As parcerias público-privadas interveniadas pela SIF colocaram o departamento como referência nacional em PD&I na área florestal.
A SIF é uma associação composta pelos maiores players florestais do Brasil e do Mundo e a Universidade Federal de Viçosa, um modelo
incrível de aproximação entre a academia e o setor produtivo. Na UNIDADE EMBRAPII FIBRAS FLORESTAIS, a SIF dá todo o suporte as atividades do DEF de prospecção, estabelecimento, contratação e gestão de projetos, com uma equipe de alta performance que suporta as demandas de forma ágil e eficaz.