O Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros é uma unidade credenciada pela EMBRAPII para desenvolver projetos de PD&I, na área de competência Polímeros, tendo como foco nas sub-áreas Elastômeros (Borrachas), Plásticos, Compósitos, Tintas e Adesivos.
O mesmo conta com profissionais qualificados, infraestrutura e equipamentos modernos, com capacidade para atender às mais diversas demandas tecnológicas da indústria para os seguintes setores:
- Petroquímico
- Químico
- Papel e Celulose
- Transformação de Plásticos
- Pneus e de reforma de pneus
- Transformação de Borracha e Látex
- Fabricantes de Compósitos
- Fabricantes de Tintas
- Fabricantes de Adesivos
- Reciclagem
- Usuários de produtos poliméricos: Automotivo, Naval, Construção Civil, Agrícola, Eletrônicos, Embalagens, Óleo & Gás, Energia, Defesa, Saneamento, Mineração, Alimentos, Aeronáutico, Calçadista, Têxtil, Moveleiro, Transportes, Saúde, Escolar, Gráfico, Máquinas, Equipamentos, etc.
Destacam-se as seguintes soluções disponibilizadas pelo Instituto:
- Desenvolvimento, análise estrutural, simulação, formulação e otimização de processos, composições e produtos poliméricos orientados à aplicação
- Validação de aplicação de novas resinas, aditivos, insumos, formulações, composições e produtos poliméricos
- Substituição de materiais convencionais (metal, madeira, cerâmica, vidro) por polímeros
- Produtos de base polimérica especiais, amigáveis, sustentáveis, inteligentes e com insumos de fontes renováveis
- Produtos poliméricos em conformidade aos requisitos técnicos, normas nacionais e internacionais
- Soluções em reciclagem e valorização de resíduos em matrizes poliméricas
Sobre o ISI Polímeros
O Instituto foi estruturado a partir do Centro Tecnológico de Polímeros – CETEPO, fundado em 1992. Atualmente faz parte da rede de institutos de inovação e tecnologia no âmbito do Programa SENAI de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira, coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Desde o seu credenciamento como Unidade EMBRAPII, em 2014, o Instituto já operacionalizou mais de 30 projetos de PDI dentro deste programa, com alto índice de satisfação e de recompra das indústrias parceiras.